• Chinelada
  • Uhull
  • As novidades da internet
  • Haznos Blog
  • Danosse.COM - Eita Bagaceira!
  • Seu Status

    IP
  • counter
  • Blog Stats

    • 624,319 hits

Campanha “Diga NÃO ao boato” e ao SPAM

O texto a seguir foi retirado do blog ceticismo.net e por ser um tema muito interessante resolvi postar aqui.

Campanha “Diga NÃO ao boato”

Muitas vezes as pessoas relacionam o ceticismo com uma posição anti-religiosa. O ceticismo pode se posicionar contra as religiões, ou apenas uma, fazendo o seguidor de uma religião ser cético com relação às demais.

Eu, por exemplo, sou cético num sentido amplo. Desse modo, eu não consigo entender como existe tanta gente burra, estúpida e preguiçosa neste mundo. Meu ceticismo faz duvidar que esse tipo de gente realmente viva em cidades, com acesso diverso à informação.

O problema principal veio com o advento da Era da Informática. Uma das maiores invenções foi o e-mail, e o que fizeram com ele? Transformaram num meio de propagação de lixo em quantidades cavalares, semelhantes àqueles papeluxos mimeografados que circulavam antigamente nos colégios (estou ficando velho). Agora, a praga se dissemina no Ciberespaço. Senhoras e senhores, bem-vindos à Era do Spam!

Se você não sabe o que é SPAM e nem HOAX deve ser por dois motivos: Não usa computador ou recebe spam, mas não sabe que é spam. Spam é aquele lixo de mensagens “lindinhas”, mas não solicitadas. Daquelas que te oferecem aumentar seu pênis para até 8 cm. Eu não sei qual é o cara que ficaria feliz da vida tendo um pênis de 8 cm, mas isso não é da minha conta, cada um sabe de si. Como esse tipo de mensagem chega até para mulheres, talvez algumas delas se interessem. Ou não. Normalmente, este tipo de besteirol termina com um link e ele pede pelamordedeus para você clicar. Obviamente, é um link falso e o máximo que você conseguirá, será uma bela infecção no seu computador.

Hoaxes são os famosos boatos, do tipo “Bill Gates dará 5 milhões de dólares e um iPhone para o primeiro que repassar este email para 5.284.731.633 pessoas” ou então dizendo que se não fizermos um abaixo assinado os deputados votarão pelo fim da Lei da Gravidade ou alguma besteira desse gênero.

Não por acaso, esta bobajada também acaba pedindo para você repassar para o maior número de pessoas possível. Por quê? Só porque você é um otário e fará mais otários caírem nesta conversa mole.

Como saber que é falso?

Simples, meu caro: bom senso! Pense, criatura, apenas PENSE!!! Por causa DE QUE Bill Gates daria dinheiro a um Mané desconhecido como você, só porque ele reencaminhou o email trocentas vezes? Propaganda? Bem, se você acreditou de início, é porque sim, acha. E isso faz de você mais que um mané, mas alguém bem burro!

O principal problema nas pessoas que enviam este lixo é porque REALMENTE acreditam naquilo. Algumas mensagens são tolas e inúteis, mas algumas podem causar sérios problemas de saúde se realmente forem levadas a sério. Um exemplo disso está no e-mail que eu recebi um dia desses. Eu não mencionarei quem me mandou, mas obviamente mandarei o link deste artigo para a triste figura.

DEPOIS DE ANOS DIZENDO ÀS PESSOAS QUE A QUIMIOTERAPIA É O ÚNICO CAMINHO A TENTAR (TENTAR É A PALAVRA CHAVE) PARA ELIMINAR O CÂNCER, O HOSPITAL JOHN HOPKINS ESTÁ FINALMENTE COMEÇANDO A DIZER-LHES QUE HÁ UM CAMINHO ALTERNATIVO.

Como não pode deixar de ser, e-mail começa com letras maiúsculas, para ser bem contundente e de forte apelo visual. Isso impressiona muita gente. Mas, não a um cético que não se comove com quem tenta ganhar no grito.

Outra ciosa que se deve notar é o apelo à autoridade, mencionando o John Hopkins. Só aí, já podemos ver que é fraude, pois o nome da instituição é Johns Hopkins Hospital. Claro que um S não pode significar muita coisa. Todos nós cometemos erros de digitação uma vez ou outra. Mas, no site do hospital, ou o de alguma publicação científica, não se encontra nada ou onde é dito isso. Continuemos:

Todas as pessoas têm células cancerosas no corpo. Estas células não aparecem nos testes-padrão até que tenham se multiplicado e atingido o número de alguns bilhões. Quando os médicos dizem aos pacientes de câncer que não há mais células cancerosas nos seus corpos depois do tratamento, isto quer apenas dizer que os testes são incapazes de detectar as células cancerosas porque não atingiram o número detectável.

Ahan. Claro. Todos nós somos um bando de mortos-vivos cancerosos… Não sei porque, isso me lembrou do Arquivo X.

Quando uma pessoa tem câncer, isto indica que ela tem múltiplas deficiências nutricionais. Estas podem ser decorrentes de fatores genéticos, do meio ambiente, da alimentação e do estilo de vida.

Prestem atenção, senhoras e senhores, que agora começa a REAL intenção do e-mail. Depois de disparar a desinformação, vem o ataque. Câncer não tem muito a ver com má nutrição. Se fosse assim, animais não teriam câncer. Câncer é, fundamentalmente, uma tendência genética, agravada por vários fatores e não EXCLUSIVAMENTE por causa da alimentação.

A bosta do e-mail segue defendendo uma maluquice natureba e recomendando que não se coloque vasilhames de plástico em fornos de microondas. Claro que nenhuma criatura com um mínimo de neurônios faria isso (bem, quem repasse este email deve ter ficado impressionado com isso, então posso concluir que o idiota realmente deve fazer tal coisa). Somente recipientes de plástico adequados ao uso em microondas devem ser postos lá. Por isso eles vêm com uma mensagem a respeito.

O email é imenso e vocês poderão lê-lo, com a devida refutação (ainda mais adequada que a minha) no site Quatro Cantos, especializado em colecionar estas bizarrices. Eu respondi (para todos que estavam na lista de destinatários, hehehehe) este email, alertando da falsidade dele.

Uma pessoa inteligente e educada teria visto a besteira que fez e, no mínimo, teria pedido desculpas pelo incômodo. No máximo, avisaria às pessoas para desconsiderar isso e NUNCA MAIS reenviaria mais lixos como esse.

Não foi o caso.

Como todo aquele que crê em sandices – como apelar pra macumba trazer seu marido/noivo/cacho (recomendo a leitura deste post do Cardoso, sem nofollow, é claro ;-) ) ou que Jesus vai curar sua diarréia – , a pessoa ficou irritadíssima e me respondeu de uma forma… bem, vejam abaixo:

Ô GÊNIO DA CIÊNCIA , PQ Q AO ÍNVES DE FICAR REVIDANDO, E-MAIL BOATO, E AGREDINDO AS PESSOAS VC SIMPLISMENTE NÃO DELETA ESSES E-MAILS? (eu tirei o excesso de pontos de interrogação)

Como todo aquele que crê em fantasias e é pego com a boca na botija pelo bom senso, a única arma que dispõe é xingar e gritar desarvoradamente. Como coisa que isso me fosse novidade… Ah, e notem a qualidade da escrita. Primorosa, não é mesmo? ;-)

PORRA, (JÁ Q O NEGÓCIO É XINGAR , VAMOS LÁ ), VC PERDE UM TEMPO PRECIOSO DA SUA VIDA PROCURANDO INDÍCIOS DE E-MAILS FALSOS NO GOOGLE, PQ VC NÃO USA ESSE TEMPO PRA OUTRAS COISAS ??????????

Perder tempo no Google? Bastou eu colar um parágrafo da mensagem e ver o que retornou. 99% de sites repassando esta bosta (com datas diversas e de vários anos), mas alguns refutando. Encontrei a refutação na primeira página D

SE O E-MAIL NÃO TE INTERESSA , DELETA , PORRA !!!!!!!!!!!!

Eu não me lembro da distinta pessoa (está bem, vou entregar: era uma mulher) ter me perguntado antes se eu gostava de receber este tipo de e-mail.

É MENTIRA, POIS BEM , É MENTIRA E DAÍ ???????????

E se eu chegar para alguém e disser que a mãe é uma vaca e o pai é michê? É mentira? E daí?

VC AXA Q SÓ POR CAUSA DESSE E-MAIL RIDÍCULO, COMO COMPROVADO POR VC COM SUA ARROGÂNCIA E AGRESSIVIDADE, (ACHO Q NEM , NEM MEUS AMIGOS PRECISÁVAMOS DISSO )

Ela me obriga a ler aquilo, não me pergunta nada, me escreve de volta xingando e eu que sou arrogante e agressivo. O ser humano é surpreendente, não é mesmo, pessoal? D

ESSE E-MAIL É FALSO, POIS BEM VC AXA POR ISSO NÓS NÃO TEMOS ENTENDIMENTO SUFICIENTE PRA PARTIR PRAS LOJAS DE SUPLEMENTO ALIMENTAR E COMEÇAR A COMPRÁ-LOS COMO LOUCOS SÓ POR CAUSA DESSA PORRA DESSE E-MAIL ???????

O faturamento das farmácias falam por mim. E a fila nos hospitais que a auto-medicação causa, também.

SÓ VC É SÁBIO NO MUNDO , TODOS OS DEMAIS SÃO IDIOTAS NÃO GÊNIO ???????????

Aleluia, irmã!

TO DE SACO CHEIO DAS SUAS AGRESSIVIDADES !!!!!!!!!!!

Só porque este não fora a primeira besteira que eu refutei? Oh!

COMO VC DISSE NO FINAL , SE NÃO GOSTOU TE DELETA, DA LISTA , NÃO É ISSO ????????

POIS BEM, A PARTIR DE HJ VC TA DELETADO DA MINHA LISTA DE AMIGOS, NÃO ESPERA MAIS NENHUM E-MAIL MEU, TÁ SATISFEITO ?????????

Ela nem imagina o quanto.

APROVEITA E ME TIRA DA SUA TB , TÁ BOM ???????

E quem falou pra ela que eu a tinha numa lista de amigos? Ela mandou pelo e-mail do trabalho. Não tinha como eu não a ter cadastrada. E eu sempre lamentei isso.

NÃO VAI FASER A MENOR DIFERENSA MESMO, NÃO QUERO SER AGREDIDA , Q FOI A FORMA COMO EU TO ME SENTINDO APÓS LER O Q VC ESCREVEU, TODA VEZ Q MANDAR UM E-MAIL PRA ALGUÉM.

De repente, ela cai em si e não manda mais estas besteiras. Será mais fácil um burro voar…

E NÃO RESPONDE ESTE MAIS, EU NÃO VOU COMEÇAR UMA BRIGA POR E-MAIL, ME FAZENDO PERDER UM TEMPO PRECIOSO, ONDE PODIA ESTAR FAZENDO OUTRAS COISAS E NÃO PERDE O SEU TB, AFINAL UM “deus” DEVE TER MAIS O Q FAZER, NÃO É ?

Se ela não queria perder o tempo dela durante o expediente de trabalho, por que estava mandando este (e outros) e-mail? Obviamente, eu fui muito gentil e respondi D

Mas que é mentira, isso é. Escrever em maiúsculas não diminuirá o fato que uma bobagem dessas pode fazer uma pessoa ter problemas de saúde por imprudência. Sou arrogante, mas me preocupo com o próximo.

Tchau e beijo )

Como podem perceber, sou um amor de pessoa. Mas, não tolero idiotas.

Mais um e-mail demonstra a estupidez das pessoas. Me refiro àquele “famoso” que mostra um livro de Geografia editado nos EUA que supostamente mostra a Amazônia como sendo território internacional. Os toscos do MV-Brasil devem adorar aquilo.

Felizmente, aquilo é mais uma invenção. Foi definitivamente refutado pelo site e-farsas e, como sempre, pelo Quatro Cantos.

Afinal, o que leva uma pessoa a escrever e reenviar estas besteiras? Ao meu ver é uma maneira de achar que está fazendo algo de útil, mesmo sendo um completo inútil. A reação quando é evidenciada a bobagem é isso que vocês viram: A pessoa vê o quanto é estúpida e ridícula, mas ao mesmo tempo não dá o braço a torcer. Assim, resta atacar num ad hominem atômico. Parece algumas Ovelhinhas do Senhor quando dizemos que Jesus não passa de um mito. Em vez de debater o tema e apontar provas (elas existem?) que atestem a veracidade dos relatos e argumentarem, normalmente nos amaldiçoam, xingam, babam e batem o pezinho.

O mundo não é esquisito, não existe conspiração nenhuma para violarem sua intimidade e ver quantas vezes você muda de cueca (ou calcinha, dependendo da preferência), não tem nenhuma garota com sangue B negativo no Instituto de Cardiologia de Laranjeiras esperando uma transfusão, o site Domínio Público não irá fechar por falta de acesso e, o mais agravante disso tudo: PAPAI NOEL NÃO EXISTE!!!

Como eu respondi uma vez a um desses e-mails:

Agora, vocês sabem: Antes de repassar algo, verifiquem a veracidade e, caso seja uma mentira, retornem da mesma maneira que eu estou fazendo agora.

O mundo é menos esquisito do que vocês acham. Ceticismo é liberdade. Razão é o veículo mestre do desenvolvimento do intelecto. A pior escravidão é a do pensamento. Pensem antes, repassem e-mail depois. Ao encontrar o erro, avisem. Se assim vocês perderem uma amizade, acreditem: esta pessoa não é sua amiga e sim uma egocêntrica.

Assim falou André.

Anúncios

3 Respostas

  1. inclusão social eh isso…

  2. é André, isto “[The] World Wide Web”…

  3. Queira, por gentileza, não pegar a imagem direto do meu host. Armazene no seu, se não se importa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: